sábado, 24 de julho de 2010

Uns cantam, outros dançam.

Enquanto alguém cantava uma música calma no rádio da sala com espelho e barra de alongamento, eu dancei. Tanto que beijei o chão, rompi o ligamento cruzado anterior. " O ligamento cruzado anterior tem em media um comprimento de 38mm e uma espessura de 11mm, que varia em sua extensão, sendo maior na porção mais distal. Tem como principal função evitar a anteriorização da tíbia, mas participa também como estabilizador das rotações do joelho."
 Segundo DÂNGELO & FATTINI (2000), a articulação do joelho, é considerada uma das maiores e mais complexas estruturas da anatomia humana.

  Conforme CAMANHO (1996), O ligamento cruzado anterior é a principal estrutura que estabiliza o joelho sendo a mais forte, ele impede a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur, sendo que a grande maioria das estabilidades ocorre por lesões nas fibras deste ligamento.
Segundo FATARELLI (2003) no que diz respeito aos sinais e sintomas da lesão do ligamento cruzado anterior demonstra que na maioria das vezes eles são característicos como dor até 24hs, edema de imediato ou até uma hora após a lesão inicial, estalido no momento da lesão, limitação da ADM e dificuldade para realizar outros tipos de atividades. Porém com a melhora do quadro o paciente pode voltar as atividades da vida diária, podendo apresentar recidivas, habitualmente apresentadas em lesões ligamentares crônicas. Normalmente as lesões crônicas são descritas por falseios articulares, tendo como principal problema o comprometimento de outras estruturas não atingidas pela lesão inicial. Com o passar do tempo o individuo, pode apresentar um agravamento do quadro e relatar dificuldades em suas AVDs.

Naquele momento entendi as caretas que os jogadores de futebol fazem quando caem, todo aquele "teatro", é um drama. A dor era tanta que mal respirava, até que depois de um minuto de gemidos e pensamentos ruins, consegui respirar e em um segundo disse: gelo! como se estivesse sufocada, talvez estivesse mesmo, pois mesmo com tanta dor conseguia pensar que tudo tinha desmoronado. Literalmente.
Joelho inchado, fui ao médico e ele disse: Vamos tirar água do seu joelho, se sair sangue a lesão é no ligamento. Aquela agulha enorme não me assustou tanto quanto a falta de educação do auxiliar. 
- Minha querida, disse o médico, o normal é sair 5 ML de sangue e do seu já tirei 40! Vamos enfaixar.
Agora é esperar a cirurgia e a recuperação de seis mêses, ótimo pra quem ganha a vida dançando.
Sinto que as pessoas não dão muita importancia pra isso, se fosse uma fratura exposta....
O choro veio, depois continuo. Nem o álcool me anima mais. A realidade bateu de frente dessa vez, deixo meu copo vazio por enquanto, porque tô cheia de tristeza.

Nenhum comentário: